Manutenção de PCs: como testar se uma fonte está queimada?

Se o seu computador não liga, não pisca e nem dá sinal de vida, a probabilidade da fonte ter queimado é alta. Mas como testá-la? Com este artigo você aprenderá, e de forma bem simples!

Problemas com computadores acontecem. Por mais cuidadosos que nós sejamos com nossos preciosos e queridos equipamentos, a realidade é que dificilmente alguém escapará desta triste situação. Para alguns deles, existem apitos da placa mãe, para outros sinais e avisos na BIOS. Alguns componentes especiais hoje vêm equipados de fábrica até mesmo com LED indicadores numerados, bastando uma rápida consulta no manual.
Mas e quando você pressiona o botão de força e nada acontece (não há nenhum barulho, nem luz e nem ruídos dos discos rígidos, muito menos um drive de DVD trabalhando), o que fazer nesta hora tão desesperadora?

A primeira dica sempre é verificar os cabos e as suas respectivas conexões entre tomada e a fonte, pois em alguns casos de sobrecarga o equipamento corta o fornecimento de energia para o computador. Nessas situações o problema é resolvido rapidamente com a retirada e a reinserção do cabo de alimentação.

6628

Para outros modelos, existe também uma chave de liga/desliga na parte de trás, geralmente logo abaixo da ventoinha. Verifique-a em ambas as posições e tente ligar o computador.

Agora, se tudo está devidamente ligado e há energia passando pela tomada, uma das grandes possibilidades é a da sua fonte ter queimado. E para que você tenha certeza de que foi isso que aconteceu, o Baixaki preparou algumas dicas e testes bem rápidos que podem ser realizados para você não ter que desmontar o PC, peça por peça, em busca de uma solução.

Pronto para colocar a suspeita em ação? Então vamos ao trabalho! E que fique bem claro: estes passos são válidos apenas para fontes do tipo ATX!

Abrindo o computador

O primeiro passo é abrir a lateral do computador com uma chave de fenda, de modo a garantir o acesso aos cabos e componentes. Basta retirar os três parafusos que ficam na parte de trás da porta lateral e puxá-la. Para conferir em mais detalhes como realizar a abertura correta do gabinete, não deixe de conferir nosso outro artigo da série de manutenção.

4132009105607am

Com a lateral retirada, comece a remover todos os cabos de alimentação que estão ligados aos componentes do computador, como discos rígidos, drives de DVD, ventoinhas e placa mãe.

Para o próximo passo, nós recomendamos que você remova totalmente a fonte do gabinete, de modo a evitar que algum cabo permaneça acidentalmente ligado a algum dos componentes internos.

Testando a fonte

Com a fonte livre, desconectada da tomada e de todas as partes do computador, localize o cabo de alimentação da placa mãe. Ele é o maior de todos, contando com vinte ou vinte e quatro pinos, de acordo com cada versão.

6627

Pegue um clipe de papel fino e metálico, sem pinturas e dobre-o de modo que ele fique com duas pontas paralelas para baixo. Outra alternativa é utilizar um fio metálico maleável, com as pontas desencapadas.

Com o cabo de alimentação da placa mãe em mãos, localize o terminal do fio verde e insira uma das pontas do clipe ou do fio (ele é responsável pela partida do computador quando o botão de energia é acionado). Logo ao lado deste terminal, deve haver também outro para o fio preto (GND). É nele que deve ser inserida a outra ponta do clipe. A esta altura seu conector da placa mãe deve estar exatamente assim:

6621

Tudo certo? Então chegou a hora do teste! Cuidadosamente ligue o cabo de alimentação na tomada e depois na fonte. Caso as ventoinhas comecem a girar, você tem um indicativo de que a sua fonte está funcionando normalmente, logo dificilmente ela será uma das causas do computador não estar ligando.

6623

Medindo adequadamente a tensão

E para as pessoas que possuem multímetros em suas casas, uma dica final (para os casos em que a fonte liga) é também conferir se a distribuição de tensão está correta nos cabos. Para isso, regule o aparelho para modo de alimentação contínua, pegue qualquer terminal preto do cabo da placa mãe e insira a ponta multi-teste preta (com a fonte ainda ligada pelo último teste).

Em seguida, procure pelo fio vermelho e ligue a outra ponta de testes nele. O valor mostrado no aparelho deve ser de 5V, com variação de 0,5V para mais ou para menos. Em seguida, repita o procedimento com o fio amarelo, mantendo a ponta preta no fio preto. A tensão mostrada deve ser de 12V, novamente com variação de 0,5V para mais ou para menos.

6619

Este procedimento também pode ser realizado com as pontas Molex (os encaixes para discos rígidos e outros periféricos, que contem quatro encaixes), valendo os mesmos procedimentos e valores descritos acima.

Não deu certo?

Se a sua fonte não deu nem sinal de vida com o teste proposto acima, é provável que ela esteja avariada. O custo do reparo varia também de acordo com a natureza do problema (se for só um fusível, você gastará centavos na troca), mas se você não entende de eletrônica o ideal é buscar a ajuda de um técnico especializado. Caso opte pela compra de uma fonte nova, leve sempre em consideração a necessidade de energia dos seus componentes para não comprar uma abaixo das especificações necessárias.

E para quem não tem a menor ideia de qual fonte ou marca comprar, o Baixaki possui outro artigo especial da série de manutenção, no qual foram detalhadas diversas opções de marcas, qualidades e capacidades, todas separadas e ordenadas em tabela.

Soltar a sua fonte atual e substituí-la também é tarefa simples, bastando a remoção dos parafusos da parte de trás do gabinete (mostrados na imagem abaixo) e a substituição dos equipamentos. A colocação dos cabos e parafusos para o novo equipamento também deve ser bem similar.
E você, conseguiu solucionar o problema do seu computador? Não se esqueça de deixar o seu comentário e de dar sugestões, para que nós possamos sempre trazer artigos e dicas a todos os leitores do Blog Oficina dos Bits.

Deseja trocar de fonte? na Oficina dos Bits você encontra as melhores fontes do mercado. Clique aqui e confira.

Fonte: Baixaki

10 comentários em “Manutenção de PCs: como testar se uma fonte está queimada?

  • 23 de setembro de 2009 em 13:59
    Permalink

    Olá pessoal. Comprei uma fonte SPEED mod. ATXW/600W-P4 para utilizá-la em um CD PLAYER H.Buster automotivo. Só vou utilizar a saída de 12 v para alimentar o CD PLAYER. Estou temeroso gumpear o fio verde com um preto (terra) e inutilizar a fonte. O fio verde está localizado no soquete maior da fonte com 23 pinos. Se alguém já fez esta ligação e deu certo me confirme por favor.

  • 23 de setembro de 2009 em 14:37
    Permalink

    Fiz a ligação e deu certo, jumpeei o fio verde com um terra e a fonte ligou a ventoina e funcionou. Falta agora saber qual dos cabos está fluindo 12 volts e 13 amperes, conforme especificado na caixa da fonte. Mas suponho que deve ser qualquer fio amarelo com 12 volts +, porque os vermelhos so fornecem 5 volts ou 3. De qualquer forma agradeço mesmo pela intençao de ajudar.

  • 24 de setembro de 2009 em 14:51
    Permalink

    Para não ficar no meio do caminho, vou completar meu comentário. Após verificar que a fonte funcionou, ligando o fio verde em série com um resistor de 2,2 megaohms, com qualquer fio preto.
    Installei na fonte uma chave liga/desliga, retirei todos os fios, com seus respectivos cabos, deixando apenas um cabo com os fios amarelos (12 volts+) e 2 fios pretos.
    Instalei também um Led em série com um resistor de 220 ohms, aproveitando os 3,5 volts (fio laranja) .
    Liguei o CD PLAYER, deixei funcionar por meia hora mais ou menos com duas caixas acusticas de um aparelho Aiwa com som médio, a fonte nem sequer mornou, aguentou bonitinha, depois aumentei o volume por uns 2 minutos, deu pra sentir que as chapas de alumínio arrefecedoras dos transistores chaveadores esquentaram um pouco, mas não tanto.
    Taí, acho que quem se interessar, pode tranquilamente adaptar uma fonte de PC para alimentar um CD PLAYER, desde que seja para ouvir música com som moderado. Claro que não aguenta equipamentos pesados com super wattagem.
    Como não gosto de som alto, pra mim está ótimo.
    Baixo as músicas no computador, espeto o pendrive no CD PLAYER e dá pra ouvir minhas musiquinhas preferidas enquanto trabalho.

  • 24 de outubro de 2009 em 14:47
    Permalink

    boa dica pessoal.. vou faser um teste desse do clip em uma fonte aki de casa que esta sobrando, anteriormente ela estava ligando mas as vezes naum ligava. vou faser o teste so de curiosidade msm xD
    vlw galera xD

  • 27 de outubro de 2009 em 16:14
    Permalink

    Pessoal gostaria de saber se quando a fonte esta queimada a tomada q ta nela ou seja a de saida se ela tb para de funcionar.
    pq tenho uma aqui q coloquei o cabo de alimentação nela e na outra tomada de saida funciona direito por exemplo conectei a alimentação numa entrada e na outra liguei um som ele funcionou direitinho isso pode definir se a fonte ta queimada ou nao?

  • 26 de abril de 2010 em 12:13
    Permalink

    boa tarde, queria ligar um cd player, mas minha fonte naum tem fio verde, como que eu faço. qual é o fio que faz o mesmo resultado.
    alguem pode me ajudar. preciso testar muitos cds player.(trabalho com isso).

  • 13 de outubro de 2010 em 10:48
    Permalink

    Muito bom,sabia de outros testes,mas não um especifico so pra fonte. VALEU.

  • 9 de novembro de 2010 em 23:26
    Permalink

    Meu PC ora liga normalmente, ora não. Às vezes começa a carregar o Windows e ele apaga geral(todos os LEDs), mas dá prá ouvir a ventoinha funcionando, mas o PC fica apagadão.
    Um amigo disse que a fonte está queimada, aí eu lhe disse: mas a ventoinha continua funcionando quando ele apaga geral, e ele disse: “é a fonte”.
    Mas lendo neste blog sobre o teste da fonte (que não me atrevo a fazer) foi mencionado que se a ventoinha estiver girando, então a fonte provavelmente (ou certamente?) não queimou. A fonte pode oscilar? Me ajudem.

  • 30 de janeiro de 2011 em 11:18
    Permalink

    Maria X, a fonte pode oscilar sim. E tambem pode ser q a fonte não esteja aguentando o seu hardware.

  • 9 de setembro de 2013 em 11:49
    Permalink

    você vai ter seu módulo trabalhando com a faixa de 65% da capacidade só e sendo que o módulo trabalha certinho com + ou -13,7 v,e as fontes de pc não dão 12 v reais e tem média 5A e normal os módulos exigem uma amperagem mínima de 10A.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *