SSD em notebook, entenda as vantagens de ter um

ssd

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando o assunto é notebook e seu armazenamento você provavelmente já ouviu falar na sigla SSD. Mas, afinal, o que é SSD? Visto como a evolução do tradicional disco rígido HD, muito se fala a respeito dele e, para você saber tudo sobre esse tipo de armazenamento, aqui é possível tirar todas as suas dúvidas.

 

O SSD é uma unidade de armazenamento composta por memórias flash do tipo NAND. A sigla SSD vem de solid-state drive, ou unidade de estado sólido, uma vez que é composta por chips e  selados à prova d’água. Considerada a evolução do disco rígido (HD) ele não possui partes móveis e é construído em torno de um circuito integrado semicondutor, o qual, é responsável pelo armazenamento, diferentemente dos sistemas magnéticos (como os HDs).

 

A eliminação das partes mecânicas – o SSD não possui um disco magnético que gira e um cabeçote para buscar as informações – reduz as vibrações e tornam os SSDs silenciosos e mais resistentes que os HDs comuns; um fator muito importante quando se trata de computadores portáteis. Por conta disso, o SSD é imune a vibrações e impactos que, em uma situação cotidiana, poderiam levar à perda de dados em um disco rígido ou até mesmo à necessidade de substituí-lo.

 

notebook + ssd

Imune aos danos causados por vibração e impactos, diferença que já o coloca a frente do disco rígido   convencional, evita muita dor de cabeça. Muitas vezes, o processador do notebook ainda tem muito a oferecer, mas o HD acaba desequilibrando o sistema, tornando-o mais lento do que deveria. Com o SSD, o sistema continuará ágil, moderno e sem problemas com a necessidade de formatação, reinstalação de sistema, corrupção e perda de arquivos. O notebook pode até cair no chão e quebrar, mas as informações estarão seguras dentro do SSD.

 

Uma das principais vantagens é que o SSD permite usar de forma mais intensa o processador e a memória RAM do computador, acelerando as atividades realizadas. Atualmente eles possuem velocidade de leitura e escritas sequenciais de cinco a 15 vezes maiores que as de um disco rígido tradicional. Com isso, trabalhos como  carregamento de programas e transferência de arquivos, por exemplo, ocorrem de forma perceptivelmente mais rápida.

 

Outra diferença significativa para os notebooks é o tempo da bateria. Além do desempenho alto, os SSDs permitem em alguns casos, até uma hora a mais de operação usando a mesma bateria, em comparação aos discos rígidos. Por não precisar manter um motor rodando, já que as informações ficam guardadas na memória NAND; que não é volátil e não precisa de energia para se manter armazenada, o SSD opera na maior parte do tempo com um consumo muito baixo de energia.

 

Sem o motor e as partes móveis, o notebook não faz barulho e não aquece como os equipados com HDs.

 

Ultrabook ssd

 

 

 

Um notebook com o armazenamento SSD vai ser bem mais leve. Só para você ter uma ideia, enquanto um HD pesa em média, 500g é possível encontrar SSD com 90g e até mesmo com 77g!

 

É fácil encontrar um notebook que conte com SSD. Aliás, o SSD é um dos atributos que precisa estar presente nos Ultrabooks, máquinas conhecidas por serem mais leves (e o SSD ajuda nesse quesito) e com bom processamento.

 

Para quem procura mobilidade, quer ter mais tempo de bateria e com o computador rodando todas as aplicações de forma mais ágil, confira aqui alguns exemplos de Notebooks com SSD:

 

 

15341

 

 

           Ultrabook Asus

Tela 14″, Intel Core i7, 8GB, SSD 120GB, Vídeo GeForce GT 720M

 

 

 

 

 

 

14760

 

 

          Acer Gateway

Tela 15.6″ HD LED, Intel Core i5 3337U, 16GB, SSD 240GB, Video Intel HD Grap

 

 

 

 

 

 

14783

             

 

 

        Ultrabook Lenovo Ideapad Flex

Tela 14″ TouchScreen Conversível, Core i3, 4GB, HD 500GB +SSD

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Terra, TecMundo, Zoom

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *